Postado por: Anne Caroline de Almeida Silva
O ensino remoto tornou-se realidade na vida de muitos estudantes diante do enfrentamento a pandemia do COVID-19, dessa forma, estudos que abrangem o “home office” revelam que tal metodologia requer dos usuários muita disciplina para que as tarefas sejam cumpridas nos prazos e com qualidade.
Para além das dificuldades de rendimento no ensino remoto, grande parte
dos estudantes ainda estão submetidos a dupla jornada e as responsabilidades
domésticas, porventura, aqueles que retornaram a casa dos pais tal obrigação se
estende a um número maior de tarefas e pessoas envolvidas. A grande questão se
firma ao fato da quantidade exaustiva de conteúdos sendo ministradas à
distância, juntamente com outras atividades que se somam neste momento seja
pelo fato de permanência contínua em casa agravando as funções, seja a
necessidade de desenvolver novas maneiras para uma renda extra no momento de
crise.
Diante disso, nota-se a exaustão ocasionada pela somatória de funções
juntamente com a ansiedade provada do isolamento social, nesse caso, causando
um sofrimento ainda maior em cada estudante e a partir dessa realidade
compreende-se a importância do planejamento de tarefas para otimizar o tempo em
cada atividade obtendo maior desempenho.
Para além do planejamento diário de tarefas, vale ressaltar que
utilização de pequenas metas reais auxiliam de forma direta na motivação para
cumprir as tarefas necessárias e, dessa forma, possibilitar um rendimento
melhor tanto nas atividades acadêmicas quanto no home office.
Referência
OLIVEIRA, Maria
Cleidia Klein; SILVA, Paula Maines da; ECHEVESTE, Simone Soares. Gestão de
equipes que atuam em home office: desafios reais em ambientes de trabalho
virtuais. Canoas-RS, maio 2019.
SOUZA, Liliane
Ferreira Neves Inglez de. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais
relacionados. Educar, Curitiba, n. 26, p. 95-107, 2010.
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