segunda-feira, 22 de junho de 2020

Lidando com trabalho e estudo


Postado por: Anne Caroline de Almeida Silva

     O ensino remoto tornou-se realidade na vida de muitos estudantes diante do enfrentamento a pandemia do COVID-19, dessa forma, estudos que abrangem o “home office” revelam que tal metodologia requer dos usuários muita disciplina para que as tarefas sejam cumpridas nos prazos e com qualidade.
Para além das dificuldades de rendimento no ensino remoto, grande parte dos estudantes ainda estão submetidos a dupla jornada e as responsabilidades domésticas, porventura, aqueles que retornaram a casa dos pais tal obrigação se estende a um número maior de tarefas e pessoas envolvidas. A grande questão se firma ao fato da quantidade exaustiva de conteúdos sendo ministradas à distância, juntamente com outras atividades que se somam neste momento seja pelo fato de permanência contínua em casa agravando as funções, seja a necessidade de desenvolver novas maneiras para uma renda extra no momento de crise.
Diante disso, nota-se a exaustão ocasionada pela somatória de funções juntamente com a ansiedade provada do isolamento social, nesse caso, causando um sofrimento ainda maior em cada estudante e a partir dessa realidade compreende-se a importância do planejamento de tarefas para otimizar o tempo em cada atividade obtendo maior desempenho. 
Para além do planejamento diário de tarefas, vale ressaltar que utilização de pequenas metas reais auxiliam de forma direta na motivação para cumprir as tarefas necessárias e, dessa forma, possibilitar um rendimento melhor tanto nas atividades acadêmicas quanto no home office.  


Referência 

OLIVEIRA, Maria Cleidia Klein; SILVA, Paula Maines da; ECHEVESTE, Simone Soares. Gestão de equipes que atuam em home office: desafios reais em ambientes de trabalho virtuais. Canoas-RS, maio 2019.

SOUZA, Liliane Ferreira Neves Inglez de. Estratégias de aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Educar, Curitiba,  n. 26, p. 95-107,  2010.

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