terça-feira, 23 de junho de 2020

Serviço de Psicologia para acolhimento e sua importância em tempos de pandemia

Postado por: Lucas Matheus Bento Rocha

Medidas tomadas como prevenção ao risco de contágio com o novo coronavírus são o confinamento domiciliar e o distanciamento físico de indivíduos e grupos. Tal situação desencadeou quadros reativos ao estresse e agravou transtornos preexistentes. A situação da pandemia provocou nas pessoas estados de ansiedade, angústia e depressão diante da ameaça de contaminação e morte pelo COVID-19. Para amenizar esse sofrimento psíquico ocasionado, grupos de psicólogos de diferentes lugares do país estão realizando projetos de acolhimento psicológico.
No momento atual não é recomendada a presença física de um psicólogo nesse cenário de pandemia. Assim, têm sido sugeridos serviços psicológicos realizados por meio virtual, incluindo internet, telefone e outros meios de tecnologia de informação e da comunicação. Nesse contexto, o psicólogo poderá realizar psicoeducação e acolhimento sobre o contexto atual em que o indivíduo está inserido, oferecendo acolhimento, alívio da ansiedade com redução ou supressão dos sintomas e sinais, validando seus sentimentos e proporcionando sensação de bem-estar. O terapeuta deve focar no desenvolvimentos de estratégias de enfrentamento e resolução de problemas, estimulando “a percepção de suporte” ao indivíduo, para que assim esse ele se sinta acolhido e amparado.
Segundo Cordioli & Grevet (2018), psicoterapia busca ajudar um cliente ou paciente a modificar os problemas de natureza comportamental, emocional, cognitiva. Através do acolhimento e da escuta, o terapeuta poderá ajudar a (re)construir “os motivos que levaram seu adoecimento e as correlações que o usuário estabelece entre o que sente a vida” (BRASIL, 2007 p.16-17).
Diante disso, estaremos disponibilizando alguns contatos de algumas instituições ou grupos solidários que estão oferecendo serviços de atendimento online gratuito. 
A Instituição UFMS está realizando atendimentos psicológicos remotos destinados aos acadêmicos e servidores com o objetivo de contribuir para o bem-estar da comunidade acadêmica durante esse período de isolamento social. Para ter acesso aos atendimentos deverá ser solicitado um formulário online (link para formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUA4B5zkhJQLSvSkSU_5a4zVFvp42A21qza4VtDq4gSWG3Kw/viewform) As sessões serão feitas de forma on-line e terão duração de 45 minutos.
Instituições de Santa Catarina estão realizando projetos de acolhimentos psicológicos online, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e a Faculdade Esucri. Os atendimentos são gratuitos e ocorrem por telefone celular via aplicativo WhatsApp. Os números de contatos para o acolhimentos psicológico de forma virtual são:
Projeto Acolher Unesc: (48) 99644-1887
Projeto Acolhe Esucri: (48) 98488-0391
Os atendimentos para ambos estão disponíveis de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas.
Outros serviços como o da empressa “Bem.care” que oferece diversas assistências de saúde, está disponibilizando atendimento psicológico gratuito a população brasileira até o dia 30/09/2020. Para fazer o agendamento de sua primeira sessão você deverá acessar o site (link para acesso ao site: https://bem.care/covidzero/), digitar o número do seu celular, aguardar um SMS confirmando que o Psicólogo Online foi ativado e um link para fazer download do aplicativo.
Em Pernambuco, a residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade de Pernambuco (UPE), montou o projeto “Saúde Mental na Rede”, na qual a população interessada em receber acolhimento pode entrar em contato pelos telefones (87) 98120-5433, (87) 99646-9123 e (87) 98149-2652.
Um grupo de profissionais no Ceará que teve uma iniciativa voluntária e decidiu abrir uma seção no site do projeto para disponibilizar atendimentos gratuitos no WhatsApp para o Brasil todo. O Grupo de Estudos Pesquisas e Ações em Psicologia de Orientação Psicodramática (Grupo Creare) destinou esse serviço voluntário à população em geral e tem como objetivo acolher e oferecer suporte adequado, o atendimento não é voltado a uma psicoterapia mas tem caráter emergencial e psicoeducacional. Nesta página (link para acessar: https://sites.google.com/view/grupocreare/acolhimento-volunt%C3%A1rio/acolhido) você irá encontrar uma lista de profissionais de psicologia do país todo, observe o horário em que o psicólogo oferece seu serviço, entre em contato com ele e agende seu atendimento.
Aos moradores de Paranaíba-MS, os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estão funcionando ambos de segunda a sexta, das 08h às 11h (MS). O CREAS em Paranaíba, Unidade I, está localizada na Rua Vigário Sales, 1439, Bairro Centro e o CRAS I “América” se encontra no Bairro Jardim América, Rua Quedu Leal, 1340.

Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Clínica Ampliada, Equipe de Referência e Projeto Terapêutico Singular. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
CORDIOLI, Aristides Volpato; GREVET, Eugenio Horacio. Psicoterapias-: Abordagens Atuais. Artmed Editora, 2018.

SÁ-SERAFIM, Roseane; DO BÚ, Emerson & LIMA-NUNES, Aline.  Manual de Diretrizes para Atenção Psicológica nos Hospitais em Tempos de Combate ao COVID-19. 2020. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário