segunda-feira, 22 de junho de 2020

O sentimento de solidão como consequência do isolamento social

Postado por: Natália Maschio Catarucci

     O indivíduo é um ser social e necessita interagir com os demais pois somos incapazes de viver só, precisando comunicarmos. Nesta via de pensamento, sabe-se então que é por meio dessa interação que o sujeito é capaz de desenvolver-se, sendo as redes sociais mediadora importantíssima nesse período de pandemia, estimulando o ensino-aprendizagem e o conhecer ao outro. Vale apontar que, o ser humano é fruto do meio cultural, social e resultante de um processo histórico em que pode adquirir repertórios e, é por meio do mantimento ou conquista de uma rede de apoio, do compartilhamento que podemos realizar trocas de informações, reconhecer dúvidas, anseios, angústias, compartilhar desejos por meio de identificações, visto que as ferramentas oferecidas no ensino a distância não abrangem as particularidades dos sujeitos, sendo estas fundamentais para um bom desenvolvimento e diminuir o sentimento de sentir-se só. Com o intuito de ser breve, não será oferecida uma discussão sobre os indivíduos que não possuem ferramentas para o acesso à internet, deixando o ensino remoto e as interações mais inviabilizadas já que o acesso e a qualidade são fatores que impactam diretamente na aprendizagem, tornando-se um obstáculo e não um facilitador e fazendo com que o sujeito sinta-se excluído, ocasionando no sentimento de estar só, não podendo deixar de apontar essa questão.
         Sentir-se isolado difere da compreensão de isolamento social. Entretanto, esses dois conceitos podem se relacionar já que estamos vivenciando um momento histórico de pandemia mundial em que é preciso que as pessoas se isolem e só saiam de suas casas em casos necessários para impedir que o vírus se propague, diminuindo assim, as possíveis interações. Em relação ao sentir-se só, ao sentimento de solidão, está diretamente ligado com não ter um suporte para compartilhar a vida e possui uma ligação com as particularidades do sujeito, a qualidade das relações. Esse sentimento hostil pode ser direcionado para que o sujeito refaça ou busca estabelecer vínculos para manter seu bem estar físico e mental pois pode ocasionar no adoecimento desse indivíduo como a depressão, a ansiedade, proporcionar ideações suicidas e, em futuro distante, pode ocasionar no aumento da morbimortalidade. Para além das possíveis consequências apontadas anteriormente, a solidão pode afetar no desempenho de atividades, trazendo a este ainda mais sofrimento, podendo abranger os efeitos em vários aspectos de sua vida, como por exemplo, no sono. Por consequência, esse comprometimento vai resultar na qualidade de execução das atividades de ensino remoto, sendo crucial que o sujeito busque por um suporte para apoiar-se, compartilhar e facilitar seu percurso no enfrentamento desse momento atual. É como Renato Russo pontua em uma de suas entrevistas em 1995:
 “Amizade é quando você encontra uma pessoa que olha na mesma direção que você, compartilha a vida contigo e te respeita como você é. Uma pessoa com a qual você não precisa ter segredos e que goste até dos seus defeitos. Basicamente, é aquela pessoa com quem você quer compartilhar os bons momentos e os maus, também”(RUSSO, 1995). 
         Diante dos expostos, é recomendável para ajudar na solidão e consequentemente ter um melhor desenvolvimento nas atividades online, que o sujeito faça chamada de vídeos com os amigos; tente manter um cronograma de atividades semelhante às suas vivências antes da quarentena com horários a seguir; se apegue a alguma possível crença se o indivíduo possuir, como meio de conforto e apoio; firmar laços familiares; manter uma organização e um ambiente de boa higienização; filtrar a quantidade excessiva de notícias prejudiciais à saúde mental; realizar atividades físicas; interagir com bichos de estimação caso possua e ficar atento a alimentação. Por fim, a aceitação é um modo de poder reexperimentar a realidade e em casos de não conseguir realizar essas medidas e se deparar com o sofrimento intenso, busque um profissional especializado que irá oferecer suporte. Lembre-se de que você não está sozinho e juntos somos mais fortes. 

Referências
PORTALR7. Terapeutas dão dicas para lidar com a solidão, em tempos de coronavírus. Isolamento social, quebra da rotina e medo de pegar a doença têm impacto sobre as emoções, veja como lidar melhor com esse momento.  Noticias R7, p. 1, 2 abr. 2020. Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/terapeutas-dao-dicas-para-lidar-com-a-solidao-em-tempos-de-coronavirus-02042020. Acesso em: 13 jun. 2020.
RIZZO, Angela. A importância das redes sociais no relacionamento interpessoal de alunos do ensino a distância. Augusto Guzzo Revista Acadêmica, n. 10, p. 51-60, 2013.
RODRIGUES, Ricardo Moreira. Solidão, um fator de risco. Rev Port Med Geral Fam,  Lisboa ,  v. 34, n. 5, p. 334-338,  out.  2018 .   Disponível em acessos em  11  jun.  2020.  http://dx.doi.org/10.32385/rpmgf.v34i5.12073. 

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